Cadastro de clientes

Cadastro de clientes: 'Vendas- Cadastros - Clientes'

A imagem a seguir mostra a tela do cadastro de clientes. Os campos que estão "circulados" em amarelo são os de preenchimento obrigatórios para salvar o cadastro; e serão explicados logo abaixo da imagem.

1 - Tipo. Determina o tipo de pessoa que o cliente é, Física, Jurídica ou temporária, caso ainda não tenha o CPF ou CNPJ do cliente. Ele é usado em conjunto com o campo 'C.N.P.J./C.P.F'.

2 - C.N.P.J./C.P.F. Esse campo como o nome já diz é o CNPJ ou CPF do cliente. Como ele é usado em conjunto com o campo 'Tipo', a validação dos caracteres do campo será validado conforme o que foi marcado no 'Tipo'.      

3 - Inscr. Est. Essa é a inscrição estadual (IE) do cliente. Se o cliente possuir IE deve ser preenchido este campo, caso não possua o campo deve permanecer em branco.

4 - Razão Social, é o nome do cliente, seja ele uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. 

5 - Ind. Inscr. Est.. Esse é o campo de indicador de inscrição estadual do cliente, os possíveis indicadores são os 3 que aparecem ao clicar nesse campo. 

Este campo deve ser preenchido de acordo com a IE do cliente. Se o cliente possuir IE deve ser preenchido com 1 ou 9. Se o cliente não possuir IE deve ser preechido com 2 ou 9.

6 - Figura tributária do cliente.

7 - Endereço. Ao abrir esse botão sera aberta a tela do cadastro de endereço do cliente, esse endereço irá sair nas NFFs emitidas para o mesmo. A seguir será a explicada a tela de cadatro de endereço.

  

      Campos 1,2,3,4,5 devem ser preechidos de acordo com o endereço do cliente. Caso o cliente não possua número em seu endereço, o campo 5-Número, pode ser deixado em branco ou ser preenchido com 'SN' (Sem número). Os demais campos devem ser preenchidos, caso contrário o SEFAZ irá barrar a emissão da nota.

      6 - Se o cliente possuir mais de um endereço, esses campos devem ser marcados conforme os endereços.                                                 

      Fiscal: Endereço que vai sair na nota. / Financeiro: Endereço que vai sair no boleto. / Entrega:  Endereço de entrega do cliente.                   

      Observação: Se o cliente possui um endereço para fiscal e ourto endereço para entrega, o endereço fiscal ira sair na nota no campo de endereço, e a entrega irá sair no campo de observação da nota.

      7 - Aqui ficará listado os endereços do cliente depois de cadatrados.

 

8 - E-mail. Ao abrir esse botão sera aberta a tela do cadastro de e-mail do cliente, que será a explicada na imagem abaixo: 

      1- Aqui como o nome já diz, é o e-mail do cliente. Uma vez salvado esse e-mail e estiver errado algum caracter, não poderá ser alterado. Desta forma deverá ser excluído e cadastrado novamente o e-mail.

      2 - Estes campos já vem preenchidos automaticamente e devem ser desmarcados, se necessário, conforme  a necessidade. Na tabela a seguir eles serão explicados.

       Estes campos quando marcados possuem as seguintes atribuições:

       NF-e/CTe/NFC-e: Quando for emitida uma NFF para este cliente será enviada o XML e o PDF dessa nota para o e-mail do cliente. No programa do caixa, quando for emitido um NFC-e(cupom fiscal) para este cliente, será listado os e-mails cadastrados dele para mandar uma cópia do NFC-e.

      Ordem de serviço: Quando for gerada uma Ordem de serviço poderá ser envida uma cópia para o e-mail do cliente.

      Nota fiscal eletrônica de serviços: Quando for emitida uma nota de serviço para esse cliente, será enviado o RPS para o e-mail dele, e dependendo da prefeitura, sera enviado também a NFS validada. Um observação nesta opção, é que o e-mail não pode passar de 80 caracters, pois as prefeituras barram isso. Então se o cliente possuir mais de um e-msil, tem que cuidar para que a somatórioa destes e-mais não ultrapasse 80 caractes, se passar de 80 caracteres terá que ser desmacada essa opção até somar menos de 80 caracteres.

      Financeiro: Boletos emitidos para este clietne serão enviados para este e-mail.

      Ordem de compra: A ordem de compra é para os fornecedores cadastrados no sistema, mas como a tela de cadastro de e-mail é a mesma do cliente aparecerá no cadastro do mesmo também.Quando for liberada uma Ordem de compra poderá ser envida uma cópia para o e-mail do fornecedor.

      Marketing: Quando esta opção for marcada significa que é aceitado e-mails de marketing.

     3 - Aqui ficará listado os e-mails do cliente depois de cadastrados.