Movimentos de caixa

Movimentos de caixa

A contabilização dos caixas refere-se aos movimentos digitados nos seguintes programas do menu Financeiro / Controle de caixas / Processos: Movimentação de caixa e Transferência entre caixas e contas bancárias. Os demais movimentos de caixa feitos nos sistemas de contas a receber e contas a pagar são contabilizados nos respectivos módulos.

Para que os movimentos sejam contabilizados duas configurações básicas devem ser feitas

1) Alterar o parâmetro FLGCONTABCAIXA para o valor S


2) No cadastro do caixa, determinar a sua conta contábil


A interface de digitação de movimentos de caixa apresenta-se conforme a figura abaixo.


Regras gerais de contabilização:

1) A data considerada para o lançamento contábil é sempre a data informada na digitação do movimento de caixa;

2) A conta contábil vinculada ao caixa será creditada nos movimentos de saída e debitada nos movimentos de entrada;

3) Para movimentos de saída, se uma conta contábil estiver vinculada ao tipo de despesa o sistema demonstrará a respectiva conta e não permitirá que seja informada a conta diretamente no movimento. Caso o tipo de despesa não tenha conta associada o sistema permitirá que a conta seja informada diretamente no movimento. Caso nenhuma conta esteja vinculada ao tipo de despesa e nem tenha sido informado a conta diretamente no movimento o sistema emitirá um aviso e não permitirá gravar o movimento.

4) Para movimentos de entrada, se uma conta contábil estiver vinculada ao tipo de receita o sistema demonstrará a respectiva conta e não permitirá que seja informada a conta diretamente no movimento. Caso o tipo de receita não tenha conta associada o sistema permitirá que a conta seja informada diretamente no movimento. Caso nenhuma conta esteja vinculada ao tipo de receita e nem tenha sido informado a conta diretamente no movimento o sistema emitirá um aviso e não permitirá gravar o movimento.

5) O sistema confrontará a parametrização da informação de centro de custo feita no cadastro da conta contábil para validar a presença ou a falta do código do centro de custo no movimento. Em caso de inconsistência o sistema emitirá a respectiva mensagem que orienta o usuário quanto ao erro e não gravará o movimento.