Configurações do Cartão Fidelidade

Configurações do Cartão Fidelidade


As configurações de Cartão Fidelidade ficam centralizadas em um único painel principal e são vinculadas à empresa Matriz do grupo. Sendo assim, independentemente do número de estabelecimentos, a configuração será sempre única.
A modificação de qualquer uma destas configurações sempre será registrada em log, permitindo assim a visualização de qual usuário efetuou a alteração.
Para certificar-se que a empresa logada faz parte de um grupo já configurado, basta observar o topo da tela de configurações (onde deverá aparecer o nome do estabelecimento Matriz).

Obrigatoriedade de dados

·         No primeiro frame de configurações ficam as opções de obrigatoriedade de dados para permitir (ou não) a liberação de CF a um cliente:

1.        Se selecionado, faz com que somente seja possível efetuar a liberação de CF para clientes com CF em seu cadastro;
2.        Se selecionado, faz com que somente seja possível efetuar a liberação de CF para clientes do tipo F, com CPF em seu cadastro;
3.        Obriga que o cliente tenha ao menos um número de telefone cadastrado;
4.        Somente cliente com e-mail cadastrado passará na validação de liberação;
5.        Caso este campo esteja com valor diferente de zero, a data de nascimento passa a ser obrigatória e a idade mínima deverá estar de acordo, para efetuar a liberação ao cliente;
6.        Em casos de empresas que utilizem CF na modalidade infantil, este campo serve para determinar a faixa etária (entre a mínima e ela própria) em que deverá ser exigido um código de responsável no cadastro do cliente, para que este tenha CF liberado.
Para CF na modalidade infantil, é importante ressaltar que:
·         A opção "Obriga CPF" deverá estar desmarcada
·         O responsável vinculado ao cadastro do cliente passará pelas mesmas validações, porém este deverá ter CPF em seu cadastro

Parâmetros gerais

·         Nos parâmetros gerais são definidas as seguintes configurações:


1.        Define a validade de um bônus a partir de sua geração. Quando vencido, o bônus será descontado do saldo do cliente;
2.        Serve para que o sistema cancele automaticamente o cartão fidelidade de clientes sem movimentações positivas no período definido neste parâmetro;
3.        Em casos de vinculação de venda a um CF após sua emissão, este parâmetro limita o número de dias posteriores à emissão para tal procedimento;
4.        Para permitir a exibição dos valores de bônus e saldo em pontos nos extratos, basta inserir a taxa de conversão (número de pontos equivalentes a R$ 1,00) e o sistema irá liberar a opção de exibir os valores convertidos conforme a taxa;
5.        Serve para gerar automaticamente um bônus na primeira liberação de CF feita para o cliente;
6.        Percentual de bônus a ser concedido nas vendas de adiantamentos pelo PDV;
7.        Restringe o resgate ao mínimo que estiver configurado;
8.        Caso preenchido, somente permitirá resgates de valores múltiplos do mínimo (Exemplo: Com o mínimo de R$ 5,00 e tentativa de resgate de R$ 13,00, o valor de resgate será reduzido a R$ 10,00);
9.        Tipo de NC a ser gerada no resgate de bônus.
Todos estes parâmetros de preenchimento numérico podem ser anulados se preenchidos com o valor 0 (zero).

Permissões por perfil

·         Existem cinco opções de restrição de permissões dentro do controle de CF, conforme detalhamento a seguir:

1.        Perfis autorizados a manipular as configurações de Cartão Fidelidade;
2.        Perfis com poderes de efetuar a liberação de CF para clientes aprovados nas validações configuradas;
3.        Perfis autorizados a efetuar o cancelamento de CF de qualquer cliente (e consequente baixa de saldo, quando houver);
4.        Perfis autorizados a fazer a impressão de CF para clientes em situação já liberada;
5.        Perfis autorizados a transformar bônus de CF em NC para qualquer cliente;
6.        Perfis com permissão a fazer a geração de movimentações avulsas (vinculadas ou não);
7.        Janela que será aberta ao clicar na lupa de pesquisa ao lado de cada tipo de configuração de permissão (os perfis exibidos deverão variar, de acordo com o cadastro de perfis utilizados em cada empresa). Para adicionar ou remover a permissão de determinado perfil, basta selecioná-lo ou desmarcá-lo na lista.
O perfil Administrador nunca aparecerá na lista de perfis, pois sempre terá acesso a todas as opções de permissão de forma irrestrita.

Configurações de impressão de saldo de CF no Cupom Fiscal

·         Caso a empresa opte por exibir mensagem personalizada nos cupons de vendas realizadas para clientes com CF, basta selecionar esta opção nas configurações de impressão de saldo de CF no CFI e definir os textos conforme exemplos abaixo:

1.        Campo que define se a mensagem deve ou não ser exibida na impressão de CFI;
2.        Configuração e exibição de saldo, quando maior que zero;
3.        Configuração e exibição de mensagem, caso o saldo do cliente esteja zerado.
Recomenda-se reservar 15 caracteres (representados por interrogações) na mensagem para clientes com saldo. Durante a impressão do CFI, estes caracteres serão substituídos pela informação de saldo (seja em Reais, ou em pontos).

Configuração de bônus por faixa de desconto

·          Ao clicar no botão de configuração de bônus por faixa de desconto, é aberta uma nova tela onde poderão ser definidas diversas porcentagens de bônus a ser gerado para cada faixa de desconto concedido no item de venda. Se a empresa optar por uma única porcentagem de bônus independente do desconto no item, basta cadastrar uma faixa de desconto de 0% a 100%.
·         O funcionamento deste cadastro de faixas obedece ao padrão do sistema (<F2> ou para inclusão, clique no botão para exclusão e <ENTER> ou clique no botão para salvar).


1.        Botão de acesso à tela de configurações de bônus por faixa de desconto;
2.        Faixa de desconto a ser identificada pelo item de venda;
3.        Porcentagem de bônus a ser aplicada com base no valor do item e a faixa em que ele se encaixar. Itens que se encaixem em faixa de desconto não cadastrada ficarão com bônus de 0%, isto é, não receberão bônus sobre a venda.



Cadastro de operações de movimentação de CF

·          Ao implementar o sistema de controle de CF já são automaticamente inseridas oito operações de movimentação padrão para uso exclusivo do sistema. Estas operações podem ser acessadas pelo botão de operações de movimentação, que abrirá uma lista das operações cadastradas, conforme destacado na imagem:


1.        Botão de acesso à tela com a listagem de operações de movimentação cadastradas;
2.        Operações padrão de uso exclusivo do sistema. Estas não podem ser utilizadas, alteradas ou excluídas por qualquer usuário.
·         Para efetuar o cadastro de novas operações, basta digitar <F2> ou clicar no botão . Com isto, será aberta a seguinte tela:


Nesta tela, informe a descrição da operação e o tipo de movimentação que ela deverá gerar:
Gera movimentação que irá aumentar o saldo de CF do cliente
Gera movimentação que irá diminuir o saldo de CF do cliente
·         Para salvar, digite <ENTER> ou clique no botão e a operação poderá ser utilizada para quaisquer movimentações avulsas;
·         Para excluir, selecione uma operação não padrão na lista ou abra a operação com dois cliques sobre ela e clique no botão .

Configurações externas

·          Existem duas configurações externas ao controle de CF que afetam na processamento da geração de bônus:
1.        Definição de materiais que não geram bônus, quando vendidos
o    No cadastro de materiais há um novo campo que sempre estará selecionado por padrão. Quando a empresa optar por não considerá-lo na geração de bônus, basta acessar o cadastro e desmarcá-lo;
o    Durante a verificação dos itens de cada documento de venda para a geração de bônus (na rotina noturna), os materiais que não devam gerar bônus serão ignorados;


2.        Definição de tipos de recebimento que geram bônus quando utilizados
o    Por padrão, todos os cadastros de tipo de recebimento ficam desmarcados para assim não gerar bônus. É preciso acessar os cadastros que devem ser considerados e marcar esta nova opção;
o    Durante o processamento dos valores de itens para a aplicação do bônus (na rotina noturna), é feito o rateio do tipo de pagamento que estiver marcado para não gerar e a porcentagem equivalente será descontada do valor base do item;

 
3.        Definição de tipos de nota de crédito que geram bônus quando geradas através da venda de adiantamentos pelo PDV

·          

o    Por padrão, todos os cadastros de tipo de NC ficam desmarcados para assim não gerar bônus. É preciso acessar os cadastros que devem ser considerados e marcar esta nova opção;
o    Durante o processamento dos valores de NCs geradas para a aplicação do bônus sobre a venda de adiantamentos no PDV (na rotina noturna), somente os tipos de NC que estiverem marcados para gerar serão premiados com o percentual cadastrado nos parâmetros gerais.

 

·         O cadastro de materiais fica em Suprimentos\Cadastros\Material
·         O cadastro de tipo de recebimento fica em Financeiro\Contas a receber\Cadastros\Tipo de recebimento

·         O cadastro de tipo de nota de crédito fica em Financeiro\Notas de crédito\Tipo de nota de crédito